Numa das últimas reuniões do nosso grupo, estávamos a fazer uma retrospectiva da semana usando "o nosso caderninho preto" (diário pessoal de cada um para anotar os acontecimentos mais marcantes da semana), e quando começamos a partilhar apercebemo-nos, que grande parte do grupo partilhou situações relacionadas com violência que tinham acontecido nessa semana, situações como a jovem agredida em Lisboa por colegas, a ama que maltratava as crianças à sua guarda, um jovem fuzileiro que sofreu actos de violência em rituais de iniciação na escola de fuzileiros, e uma rapariga esfaqueou a colega de escola com um x-acto, etc.
Visto que todos tínhamos abordado a mesma realidade o grupo decidiu fazer uma revisão de vida sobre a violência. Por isso combinamos que iríamos reunir recortes de noticias relacionados com vários tipos de violência, e questionamo-nos:
- O que é para ti a violência?
- Que tipos de violência conheces?
- Qual a origem da violência?
Algumas das resposta que encontramos para estas questões foram: a violência pode ser física ou verbal e provoca nas vitimas grande parte das vezes mais que desconforto físico, desconforto emocional, medo. Também nos apercebemos que muitas vezes somos condescendentes em relação à violência que nos rodeia, nas escolas, no trabalho, na rua e em coisas banais como filmes, jogos de computador ...
Qual a origem da violência, o que faz de nós uma sociedade violenta?
O grupo apontou como semente de violência: a educação de cada um, a falta de atenção de alguns pais, a falta de tempo para conviver com a família e o stress causado pelos tempos agitados e conturbados que se vive. Mas mesmo em lares onde os filhos são acompanhados, a vontade dos jovens serem independentes, somada à falta de valores e de respeito pelo outro leva a constantes manifestações de violência.
Na Bíblia, fomos procurar algo que nos levasse mais longe na nossa reflexão, por exemplo em S. Mateus (Mt 22, 36-39) - "Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus disse-lhes amaras ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com toda a tua mente. Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo é lhe semelhante, amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Durante a nossa vida se nos esforçarmos por cumprir estes mandamentos e seguir este concelho, conseguiremos viver num mundo com muita mais harmonia, no entanto, nós somos humanos e estamos muito longe de ser perfeitos.
Concluímos que mesmo nós não nos considerando violentos, temos dificuldade em aceitar aqueles que são diferentes de nós, muitas vezes não conseguimos conviver com as diferenças culturais com que nos confrontamos no dia-a-dia.
Analisando tudo isto a violência provoca nas pessoas uma baixa auto-estima, stress, insegurança e medo exagerado. A sociedade torna-se mais individualista pois cada um apenas pensa em si e não no outro. Não há espaço para valores de partilha e respeito mútuo.
Como acção o grupo decidiu organizar uma caminhada contra a violência, que culminou com jogos tradicionais e um almoço partilhado, neste convívio participaram amigos e familiares do grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário