quarta-feira, 25 de junho de 2014

Boa tarde a todos aqueles que seguem o grupo de jovens 12 Génesis 
Hoje trazemos ao blogue o relato do nosso convívio no passado Sábado , dia 21 de Junho de 2014 .
Este Convívio foi organizado, por todos nós, com o propósito de envolver os Pais de cada um , no tema abordado ultimamente nas nossas reuniões semanais.
Queríamos que os pais ficassem integrados naquilo que fazemos, mas também na Campanha Nacional da JOC . Com esse mesmo intuito , foi convidado um membro da JOC , Fatima Lopes da diocese de Braga , para explicar aos presentes, todo o conceito da Campanha Nacional.
Foi entregue a todos uns papeis que sucinta tudo aquilo que nos foi explicado.
Esse mesmo papel, continha o slogan da campanha que é :" Dá emprego aos teus sonhos, Dá trabalho á tua Vida".
Explica também, o que é uma campanha nacional e o seu objetivo.
"A campanha nacional é uma forma de centrar a nossa ação militante , num mesmo objetivo juntamente com todos os jocistas. Tem a duração de um ano e meio( ou um ano apenas) e realiza-se uma vez por triénio."
O seu objetivo é o seguinte e passo a transcrever :"A campanha é um processo e não um conjunto de atividades com objetivos e sentidos diferentes. É um processo que se dá em cada jovem e por isso cada militante deve concretizar a campanha no seu ambiente, junto dos jovens com quem está diariamente.
Durante a ação da campanha os jovens e militantes:
- Ficam mais conscientes das situações pessoais e sociais em que vivem;
- interrogam-se a partir do que vivem e fazem;
- Refletem e interiorizam a partir dessas realidades confrontando-as com o testemunho de jesus cristo;
- Comprometem-se na mudança pessoal e do seu meio."
Esta campanha , e não só, também as nossas reuniões , servem para termos uma visão da situação do nosso país. Dá para discutirmos, trocar ideias , investigar etc... para podermos conhecer de uma outra forma a realidade do desemprego, mais focado  no desemprego juvenil , devido a corresponder a nossa faixa etária logo á nossa realidade de vida.

A campanha Nacional tem 3 fases : Ver, Julgar e Agir
- Ver com olhar Cristão
-Julgar de forma profunda
-Agir para transformar

No nosso convívio foi nos proposto um jogo , que nos destinava a conversar sobre cada fase.
Escrevendo num papel uma frase ou uma palavra sobre 3 temas diferentes que correspondem ás 3 fases .
Primeiramente era a nossa visão , ou opinião sobre o desemprego, o que é que isso nos fazia lembrar ou sentir.
As respostas de cada um foram bastante diversificadas, contudo muitos pontos coincidentes . Tivemos respostas que apontavam para a politica do pais e a sua gestão danosa, a demografia devido ao esquecimento dos locais rurais, ao desenvolvimento industrial que retira funcionários dos seus postos de trabalho sendo substituídos por maquinas , temos também frustração, revolta, a falta de esperanças, medo, desanimo etc...
No final deste dialogo referi uma frase que é a minha conclusão de todas as respostas dadas :" Aqui , não há verdades nem mentiras, há realidades diferentes"
Na fase do Julgar , tínhamos que referir alguém que conhecêssemos desempregado e na fase do Agir, era falar sobre o que achamos da percentagem de desemprego na nossa localidade.

Conseguimos todos nós ter uma prespetiva diferente sobre a realidade de um mesmo país, devido ás experiências de cada um , o melhor de tudo é que podemos partilha-las.
Concluo , transcrevendo uma frase do mesmo papel feito pela JOC:"Acreditamos que o desenvolvimento do país passa por uma educação de qualidade e por um emprego digno"



p.s- devido a problemas informáticos foi-nos impossibilitada a colocação de fotografias do nosso convívio 

Sem comentários:

Enviar um comentário